A importância do sono para o aprendizado

Uma boa noite de sono é de extrema importância para saúde do nosso cérebro e cuidá-lo, trará benefício diretos para nossa inteligência e para uma boa qualidade de vida em geral.
A neurocientista Dalva Poyares, especialista em distúrbios do sono, explica que o
sono tem influências não apenas sobre as funções cerebrais, como em relação ao organismo todo. “Nós passamos um terço de nossas vidas dormindo e é durante o sono que acontecem vários processos, como a regulação da temperatura, o fluxo de sangue cerebral, consolidação das memórias, do aprendizado e regulação das substâncias químicas que atuam como neurotransmissores no cérebro”, completa.
Ela atenta para o fato de que apenas dormindo bem é que conseguimos manter nossa mente e órgãos, como fígado e coração, funcionando de forma ideal durante todo o dia. Todo esse cuidado com as horas diárias de descanso faz com que nossa máquina especial torne-se mais esperta, inteligente e apta conviver com os desafios cotidianos.
A falta de descanso leva a que as ligações neuronais no cérebro fiquem sobrecarregas de atividade elétrica, a ponto de impedir a retenção de novas informações
Cristoph Nissen, psiquiatra da Universidade de Friburgo, liderou um estudo que demonstra pela primeira vez que dormir bem tem um impacto significativo na atividade do nosso cérebro ao longo do dia. Descansar é decisivo para que o cérebro "reinicie" as ligações neuronais para que, no dia seguinte, seja capaz de assimilar nova informação e criar novas memórias.
Quando não se dorme bem, no tempo suficiente, nossa atividade cerebral provoca aumento na atividade elétrica e um bloqueio no mecanismo que possibilita a "reiniciação" das ligações neurais. Resultando em uma maior dificuldade para reter novas memórias.
Dez dicas para uma boa noite de sonoDr. Arthur FrazãoClínico geral
- Não coma muito e evite cafeína, nicotina e álcool pelo menos 4 horas antes de ir para a cama;
- Mantenha um ritmo de sono: vá para a cama na mesma hora todas as noites e tente manter essa rotina nos fins de semana;
- Se não dormir em 30 minutos, levante-se e procure uma atividade relaxante como ouvir música suave ou ler;
- Evite fazer anotações, ler ou assistir a TV na cama;
- Tome um banho morno, tente relaxar e evite pensamentos desagradáveis. Quando o corpo está pronto para dormir, geralmente a temperatura dele cai. Um banho pode estimular a bioquímica do sono;
- Exercite-se mais cedo, sempre antes e nunca
- Escureça tudo! Geralmente, as pessoas dormem melhor em ambientes escuros;
- É difícil dormir sentindo fome; coma algo leve antes de deitar-se: uma maçã é uma boa opção;
- Caso você tenha insônia ou dificuldade para dormir, evite dormir durante o dia ou, se estiver muito cansado, procure dormir menos de 1 hora;
- Aprenda a dominar o estresse, faça um planejamento para diminuir o ritmo do dia- a dia, especialmente da segunda parte do dia.
- depois do jantar, ou pelo menos 3 horas antes de dormir; NeuroPsico Amanda Leal
Comentários
Enviar um comentário