Por que meu filho não está aprendendo?
Diversas perguntas surgem quando percebemos que nossos filhos não estão sabendo nada da escola.
Ficamos chateados com a escola, com os professores, e muito preocupados.
Muitos pais ficam angustiados nesta situação, não sabem o que fazer pois percebem que o tempo está passando e seus filhos não estão avançando como esperado.“O que está errado?”, é a pergunta recorrente em casos assim. A resposta se dá depois de uma investigação multidisciplinar.
Se o professor te chama na escola, cabe levar em consideração os fatos, pergunte a ele o que tem obsevado, em sala, como ele se comporta, e juntamente com os professores, criem elos e parceria sobre qual a maneira ideal para resolver o problema.
Os distúrbios de aprendizagem são comuns. Estudos indicam que cerca de 15% a 20% das crianças, no início da escolarização, apresentam alguma dificuldade em aprender, afetando o desempenho escolar. As estimativas podem chegar a 30% ou 50% se a análise se estender aos seis primeiros anos de escolaridade.
Investigar a raiz do problema é o principal papel dos profissionais que estudam esta problemática, no caso, psicopedagogos são grandes aliados nesta investigação. Os professores, cuidadores, pedagogos que estão diariamente com as crianças, são os principais elos nesta observação. Cabe a eles informar os problemas enfrentados e solicitar que pais preocupados procurem os profissionais responsáveis para investigar os reais problemas para buscar soluções rapidamente.
Alguns fatores podem afetar o aprendizado de escolares, são eles:
Distúrbio de aprendizagem (DA) – Distúrbios de aprendizagem são problemas que afetam a capacidade da criança de receber, processar, analisar ou armazenar informações. Podem dificultar a aquisição, pela criança, de habilidades de leitura, escrita, soletração e resolução de problemas matemáticos. A discalculia, ou incapacidade em matemática, consiste em uma dificuldade persistente para aprender ou entender conceitos numéricos, princípios de contagem e aritmética.
A dislexia, ou incapacidade em leitura, consiste em uma dificuldade inesperada de ler, sendo que “inesperada” significa que todos os fatores necessários para a leitura parecem estar presentes (inteligência, motivação e uma instrução em leitura pelo menos adequada) e, no entanto, a criança ainda não consegue ler.
Mau desempenho escolar (MDE) – associado a questões emocionais (baixa autoestima, desmotivação) e preocupação familiar. Relaciona-se com problemas de origem pedagógica e/ou sociocultural, sem qualquer envolvimento orgânico. Ambientes familiares que não favorecem a interação e estímulos qualificados também são foco do problema.
O TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma síndrome (conjunto de sintomas) caracterizada por distração, agitação / hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização, adiamento crônico, entre outras.
Todas as pessoas, tanto crianças quanto adultos, apresentam estas características em pelo menos algumas situações - o que é completamente normal. Porém, quando as queixas e os problemas causados por elas são muito intensos, pode ser alguma outra coisa - dentre as alternativas, que a causa dos problemas seja o TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção. Se for este seu caso - ou se você estiver em dúvida, saiba que há diagnóstico e tratamento para TDAH, que pode prevenir e aliviar muito sofrimento.
Todas as pessoas, tanto crianças quanto adultos, apresentam estas características em pelo menos algumas situações - o que é completamente normal. Porém, quando as queixas e os problemas causados por elas são muito intensos, pode ser alguma outra coisa - dentre as alternativas, que a causa dos problemas seja o TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção. Se for este seu caso - ou se você estiver em dúvida, saiba que há diagnóstico e tratamento para TDAH, que pode prevenir e aliviar muito sofrimento.
Super habilidades (superdotação) – crianças superdotadas muitas vezes apresentam um mau desempenho na escola, provavelmente porque estão expostas a situações de aprendizagem muito fáceis, que levam ao desinteresse, à desmotivação e distração, podendo gerar frustração, insucesso, baixa autoestima, além de estresse familiar e escolar.
Sobrecarga – outro fator que pode desencadear o desempenho ruim na escola. Famílias que sobrecarregam as crianças com agendas lotadas, responsabilidade com os irmãos mais novos e super estímulos, contribuindo a pouca qualidade de sono.
Todos os fatores podem acarretar no fracasso escolar e cabe aos pais procurar um profissional habilitado para solucionar estes confrontos.
Fonte:
Instituto Paulista de Deficit de Atenção - https://dda-deficitdeatencao.com.br/oquee/
Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal - http://desenvolvimento-infantil.blog.br/por-que-algumas-criancas-nao-conseguem-aprender/
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