Quais habilidades desenvolvemos em nosso cérebro, quando desenhamos?
Desenhar ajuda a desenvolver diversos comportamentos que auxiliam em aspectos extremamente importantes do desenvolvimento infantil e adultos em fase de estudo e conhecimento.
A forma como se pega o lápis, como explora a extensão do papel, a escolha, a identificação e a nomeação das cores, a designação do que foi desenhado, trabalham áreas importantes do cérebro para o desenvolvimento da inteligência, fixação de conhecimentos, emoções, memorização e criatividade.
O desenho desenvolve a inteligência e nele fazemos representações que existem em nosso contexto de vida que são de extrema importância para desenvolver a memorização e fixação de conhecimentos que necessitamos de aprendizagem.
Para as crianças nas fases de alfabetização os desenhos são de grande significância, porém os mesmos precisam ser representados conforme o conhecimento prévio da criança para que haja real significado. Crianças com dislexia aprendem a memorizar, quando visualizam imagens em 3D, pois as mesmas possuem formas reais e concretas. Uso de massinhas, objetos que iniciam com as iniciais das letras, desenhos escondidos atrás de determinadas letras, são recursos excelentes para estas crianças.
Para os adultos, quando estão em preparação para concursos de seleções, representar conteúdos por meio de mapas mentais, são recursos altamente recomendados para memorização e desevolvimento da inteligencia. Estudantes, graduandos, cientistas, utilizam sempre de imagens para fixar conhecimentos de alta relevância pois resumem o conhecimento de maneira mais significativa.
Portanto, o uso de desenhos são um grande meio de aprendizagem e grande estratégia para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o conhecimento do ser em desenvolvimento.
Comentários
Enviar um comentário