Como ajudar meu filho a ler com compreensão


Estimular o hábito da leitura em nossos filhos é um aspecto de extrema importância para que crianças desenvolvam áreas importantes em seu cérebro e participem culturalmente da sociedade. Considerando aquelas crianças que não estão atendendo a expectativa do seu nível de escolaridade, 
descreverei algumas dicas importantes para que seu filho leia com maior fluidez e seja estimulado a compreender aquilo que está lendo.

Dica 1:
Crianças estão sempre espelhando-se nos pais, avós, irmãos e todos que convivem dentro do seu universo, e a referência é o fator primordial para que exista vontade para entrar neste universo cultural e intelectual. É de extrema importância, que pais possuam hábitos literários para que suas crianças repitam o processo.

Dica 2:
Fornecer leituras que respeitem sua idade, personalidade e interesses. Devemos favorecer leituras cativantes para elas e estimular ao máximo o potencial de cada uma delas.

Dica 3:
Favoreça ambientes agradáveis, menos ruídos, apresente-as à feiras literárias, livrarias, bibliotecas, e um cantinho em casa para leitura: com músicas instrumentais relaxantes, lugares ventilados, e com um acervo bibliográfico para a idade e interesses delas.

Dica 4:
Crie um hábito diário com elas, estimule ler todos os dias para ela, em seguida, vai pedindo que leia o título, logo depois, uma frase, um parágrafo, uma folha, e vai dando sequência no decorrer. Assim você atraira sua atenção e mostrará pra ela que é capaz, e terá a leitura como um momento prazeroso em sua vida.

Dica 5:
Inicie com livros apenas com imagem: pergunte o que a história está dizendo, peça que conte a história, isso estimulará seu cérebro para criatividade e a linguagem simbólica e o primeiro passo para leitura de símbolos e comandos.


Quando lemos um livro ou um conto, podemos fazer uma leitura conjunta do mesmo. Primeiro a gente lê um parágrafo e contamos com nossas palavras o que lemos, e em seguida nosso filho lerá outro parágrafo e fará o mesmo. Será muito mais interessante e divertido se fizermos com dramatismo, dando ênfase nas vozes dos personagens, no ritmo e na melodia. 


        NeuropsicoAmandaLeal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Indicação de Leitura: Livro Campo de Batalha da Mente

A fita do Autismo

A função de um Psicopedagogo