O que fazer para que meu filho me obedeça?

A maioria dos pais recentemente passa por momentos em em que estaõ envolvidos por um turbilhão de problemas, sentem-se incapazes e num caminho sem saída, pois percebem que perderam completamente o controle do seu filho(a). Porém esse problema vem perseguindo a grande maioria das famílias, que, com conhecimentos simples e ensinando bem seus filhos a ouvir, torna esse problema um caminho para interagir com  eles, e manter o equilíbrio e respeito entre todos. Citarei alguns passos importantes:

1º Ame o seu filho incondicionalmente

Trazer seu filho a uma conversa franca, respeitosa, requer amor incondicional e disposição para cobrar diariamente o que quer que ele faça. Primeiramente, a criança precisa parar totalmente o que estiver fazendo, peça que "pare o que está fazendo, olhe nos meus olhos", após a criança perceber que você está em ação, agache para ficar no mesmo nível do seu filho, olhe em seus olhos e faça o pedido a ser realizado. Exemplo: "Vá tomar banho" perguntar se o mesmo compreendeu e peça para repetir o seu comando.

2º Você é o espelho, mostre como deve ser feito

Pais hoje em dia tem deixado a desejar no quesito exemplo. Com pensamentos inversos, utilizam a frase "faça o que digo e não o que faço". Filhos são completamente apaixonados por seus pais, e nunca querem decepcioná-los, quando erram, no fundo existe algo que não está sendo realizado da maneira correta. Nunca diga: "seja bonzinho com os amigos na escola" se você não é amigavel com as pessoas que você relaciona. Mostre para eles a maneira correta de fazer determinado comando. Se deseja que seu filho escove bem seus dentes ao deitar, vá com ele na hora da escovação e mostre a maneira correta. Se você o ama verdadeiramente, você encontrará tempo para fazer as demonstrações. Crianças não nascem sabendo, ele aprenderá a fazer conforme ele está visualizando.

3º Explique causa e consequência

Se seu filho não realizar a atividade na sala de aula, explique que se ele não realizar em sala, quando tiver tarefa para casa, ele não conseguirá fazer, pois é necessário aprender como fazer primeiro, e fazendo isso a professora ficará triste em saber que ele não valoriza o ensino dela na sala de aula.

4º Mantenha autoridade

Crianças precisam compreender que existe alguém com autoridade sobre a vida deles. Ensinar que necessitam respeitá-los como pais, pessoas mais velhas, avós, professores. E para que isso aconteça, a imposição inicia dentro de casa: como ensinar que precisam cumprimentar as pessoas com bom dia, boa tarde, apertar a mão, olhar dentro dos olhos das pessoas. Se pais, fazem isso, seus filhos possivelmente irão repeti-los. Ao solicitar uma tarefa, imponha, ao invés de pedir: "Você pode lavar suas mãos por favor?" no lugar de: "Lave suas mãos, por favor". Nunca utilize frases de escolha, mas de autoridade.

NeuroPiscoAmandaLeal

"Filhos são anjos sem asas, não podem voar mas tem o dom de te fazer sorrir. 
                               Ame-os e ensine-os a respeitar o mundo"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Indicação de Leitura: Livro Campo de Batalha da Mente

A fita do Autismo

A função de um Psicopedagogo