O tempo e a sobrecarga das nossas Emoções

Resultado de imagem para aproveite o tempo
A falta de foco, ansiedade, concentração, desatenção são dificuldades emocionais ou podem estar presente devido algumas desordens cerebrais. E elas, nos causam problemas em nossas desordens emocionais, gerando em nós, falta de motivação, falta de segurança na hora ou no momento em que vamos focar os nossos pensamentos.

Para que estas desordens emocionais sejam administradas, necessitamos procurar um especialista, que trabalha esta área emocional, e juntamente com o diálogo, conseguiremos compreender as causas destes conflitos em nosso interior. e com medidas certas, exercícios mentais, alimentação e pensamentos em dias, podemos diminuir grande parte dos problemas gerados diante a este turbilhão de informações que nos cercam e tiram as nossas forças e esperança na hora de realizar os nossos projetos e ações.

Os conflitos sem resolver, pesam no nosso dia a dia, acarretando na nossa capacidade de concentração, ficamos pensando no passado e o mesmo acarreta no nosso futuro, pois deixamos de viver o presente.
O tempo é psicológico, precisamos entender que para melhor aproveitamento dele, devemos inserir em nossos pensamentos que sempre existe algo pendente a realizar.

E, para que o nosso foco e concentração permaneçam em nossas tarefas diárias, precisamos estar sempre no presente, apreciando cada detalhe do que estivermos fazendo. por inteiro, sem meio termos. Uma coisa por vez. Outro passo é aderir a uma técnica de trabalho e pequenas pausas, já que o nosso cérebro começa a se cansar depois de 25 minutos de atenção focada em uma única atividade.

Então vamos aprender passo a passo de como aproveitar melhor nosso tempo e mantermos mais concentrados e focados no que estamos fazendo:

1- Observe o seu objetivo diário: você não precisa cumprir todos os seus objetivos em 24horas, lembre-se que a finalidade dos seus objetivos é a longo prazo. Você só precisa cumprir a meta diária: aprendizagem. Não preocupe com a quantidade, porém, se preocupe com a qualidade dos seus estudos: leitura ativa (estudo), mapas mentais e resoluções de questões.

2- a cada 25 minutos adquirindo informações novas, faça uma pausa, levante, faça um alongamento, beba uma água, vá ao banheiro. (pois conseguimos ficar focados por 25 minutos) depois existe queda de concentração. Porém na hora dos mapas e resolução de questões, você precisa ficar a maior quantidade de tempo possível, pois seu cérebro precisa compreender que você passará 4 a 5 horas sentado, resolvendo a sua prova.

3-Faça algo que te agrada todos os dias. Separar 5 ou 10 minutos para se dedicar a algo que gosta não faz mal, apenas recompensa seu cérebro que você cumpriu o que precisava, portanto agora ele pode receber o prêmio.

4- Fixe rotinas, pode ser na agenda do celular, com lembretes com horários específicos das suas atividades do dia: como ir ao supermecado, ir ao trabalho, lavar as roupas, fazer comida, colocar comida para o cachorro, fazer leitura ativa, elaborar mapa mental, resolver questões, fazer a neuróbica (ginática do cérebro), ir à academia, pagar a conta de luz, ir ao médico... dentre outros. Com rotinas você te menos escolhas para fazer durante o dia, o que  alivia seu cérebro para decisões que realmente importam.

5-Prefira progresso à perfeição: Você pode querer sempre ser o melhor, mas saiba que procurar ser sempre o melhor é mais produtivo e gera menos ansiedade. Procure então fazer o seu melhor, sempre.

6- Reflita sobre os seus sucessos: Pequenas vitórias e cumprimento de metas diárias, mantém as pessoas motivadas e com você não é diferente. Pensar sobre as vitórias alcançadas, sua aprendizagem do dia, suas questões acertadas, seus mapas feitos e memorizados, atividade física realizada, alimentação equilibrada, te darão mais energia e o estresse em baixa.

Saiba então, que você é um guerreiro, um sobrevivente! Olhe todos os dias para trás e pense nos problemas que já resolveu, e em suas superações. Você já é vitorioso! Novos desafios virão, pois a vida é cheia de aprendizados, de tentativas, de erros e de acertos. se hoje não conseguiu cumprir todas as metas, amanhã você cumprirá. Então mesmo em meio às dificuldades, mantenha um coração humilde e grato, pois eles que irão te moldar e fazer de você um grande vencedor!

Neuropsicopedagoga - Amanda Leal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Indicação de Leitura: Livro Campo de Batalha da Mente

A função de um Psicopedagogo

A fita do Autismo