Os benefícios de acordar mais cedo

Resultado de imagem para os beneficios de acordar mais cedo

Primeiro, precisamos entender os benefícios de acordar cedo, segundo descobrir o nosso sonho e a necessidade de acordar cedo para materializar este percurso. Então vamos lá?
Segundo pesquisa Britânica, pesquisadores da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, esse valor está relacionado a mais saúde e qualidade de vida. Estudo realizado na instituição com mais de mil voluntários concluiu que pessoas que acordam cedo são mais magras, mais felizes e mais saudáveis do que aquelas que usam a manhã para dormir um pouco mais.
Segundo Nonato Rodrigues, especialista em transtornos do sono, o nosso relógio biológico, cada um, tem papel fundamental na determinação dos horários de dormir e acordar. Explicando que, apesar dessa variação, nosso organismo possui horários de sono mais saudáveis, conforme substâncias que o regulam. “A melatonina é o hormônio que gerencia o sono. Às 22h, o organismo tem um pico dessa substância e, por isso, é o horário em que as pessoas têm maior propensão para deitar. Como a duração do sono mais comum fica por volta de oito horas, a tendência é que o indivíduo que dorme a essa hora acorde às 6h, quando a luminosidade está aumentando”.
Para o neurologista Henrique Braga, acordar cedo reduz o estresse e a ansiedade do dia a dia por dar mais tempo para as pessoas realizarem suas atividades do dia, sentindo-se mais realizadas ao final da noite. “Chegar cedo ao trabalho, não enfrentar trânsito pesado, comer bem e sem pressa pode colaborar muito na redução do estresse e da ansiedade, que são fatores de risco de doenças cardiovasculares.” o medico aponta que, alimentar-se corretamente pela manhã é fundamental, porque o organismo recebe energia para o resto do dia e pode controlar também a produção de cortisol. “Pela manhã, o organismo tem mais cortisol, um hormônio que deixa o indivíduo mais ativo e estimulado, mas também está relacionado ao estresse. Se a pessoa não come, falta energia e o organismo produz essa substância em excesso para tentar compensar. Aí, é ansiedade e irritação na certa.”
Então estipule um horário para acordar, a cada dia diminua o horário até chegar no seu horário desejado. Assim, a cada dia corrido, seu corpo pedirá para deitar mais cedo e assim começará a levantar cada dia atencipadamente.
Sempre que acordar, levante logo, sem delongas e  sem pedir para o despertador tocar mais tarde, tome um copo com água, para obter energia, tonificar o corpo e hidratar.
Faça uma meditação, planeje mentalmente seus afazeres do dia.
Tome um banho de sol. O sol tem ação anti-depressiva e é uma importante fonte de vitamina D.
Caminhe ou pedale ao menos 5 minutos e vá para o banho. Comece a ouvir músicas clássicas...Tome o café da manhã bem preparado ouvindo: com proteínas ( queijo branco, ou ovos mexidos...) carboidratos (pão, cuzcuz, tapioca, bolacha...) algo para dar energia (oleo de coco, ou café, chocolate, suco de uva, chá de gengibre, pasta de amendoim... ) e alguma fruta (em frma de suco ou in natura). Uma sugestão é amassar uma banana e comer com um mix de cereais e castanhas ou aveia, leite em pó ou chia. ( a banana é fonte de potássio, ótimo para os músculos, castanhas são fonte de energia e os cereais, boa fonte de fibras. Se não for possível, coma apenas a fruta.

Esse ritual todo leva muito tempo?

Todos eles levam pouquiíssimos minutos, e por você levantar mais cedo, verá que seu dia ficará muito mais produtivo e menos estressante. Voce estará mais disposto e energizado para cumprir sua rotina de estudos. seu trabalho e cuidar da sua família.
Acordando mais cedo, você não apressará a sua vida, e aproveitará cada etapa do seu aprendizado, com muito mais produtividade, equilíbrio, alegria e disposição.

Então, vamos programar a nossa mente para avançar o Caminho?
Segue o Plano! Resista! Não Desista.

Você Pode! Ponto.

Neuropsicopedagoga Amanda Leal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Indicação de Leitura: Livro Campo de Batalha da Mente

A função de um Psicopedagogo

A fita do Autismo